top of page

Getsêmani: A prisão

  • leonardohgsilva2
  • 13 de jul.
  • 9 min de leitura

Atualizado: 15 de jul.

O poder da oração contínua

Mateus 26, 36. Em seguida, foi Jesus com eles a um lugar chamado Getsêmani e disse a seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto eu vou ali orar;

Orar em primeiro lugar

A primeira atitude de Jesus ao chegar no Getsêmani é orar. Os relatos da história de Jesus na Terra são recheados de oração. Jesus tinha convicção que antes de qualquer atitude ele devia consultar a seu Pai. Sem oração Jesus não conseguiria cumprir seu chamado.

Devemos aprender a orar antes de tomarmos nossas decisões. Priorizar a vontade de Deus fará com que iremos bem nesta vida. Quando Israel deixava a vontade do Pai, e seguia com sua própria vontade, ela era entregue a seus adversários. Assim também somos nós, quando deixamos a vontade de Deus para seguir o nosso eu, caminhamos para o abismo, e somos entregues na mão do adversário.


Orar constantemente

Por isso amados, devemos sempre estar em constante oração, pois a carne que habitamos é fraca, e desde Genesis 3, toda criatura nascida de mulher é totalmente inclinada ao mal desde seu nascimento até a sua morte. Entretanto, graças a misericórdia de Deus, Ele nos enviou seu Filho unigênito, para nos redimir de todo pecado, e agora a maldição de Genesis 3 foi sobreposta pela Graça e misericórdia de Deus.

É válido orar esporadicamente, porém não edificará de forma eficaz a nossa vida. Continuaremos sendo fracos se não orarmos constantemente. Muitas pessoas não conseguem se quer orar uma vez ao dia, ou ao menos uma vez na semana. Apenas oram nos momentos de culto, as vezes apenas fecham os olhos nos momentos de oração.

Só está com Cristo aquele que é fiel a Palavra de Deus, e se não orarmos constantemente seremos poeira aos olhos de Yahweh, que quando chegar o nosso dia, seremos lançados no lago de enxofre, e conheceremos a segunda morte. Não tem como entrar no caminho estreito se não levarmos uma vida de oração contínua.


O fruto de uma oração contínua

Viver na dependência de Deus nos trará bons frutos. A Palavra nos diz que as bênçãos do Senhor nos alcançaram. Quem vive debaixo de uma oração contínua não precisará correr atrás de milagres, pois quem é fiel a Deus, o próprio Deus faz as Suas promessas nos alcançar.

Devemos ter uma vida equilibrada, cuidando do Espirito com oração e Palavra. A oração fortalece a nossa alma, para que não entremos em tentação e até suportemos a tentação. Deus só era com Israel quando eles eram fervorosos em busca-Lo. Só é filho de Deus aquele que obedece a Deus.


Jesus sente o peso da cruz

Mateus 26:37,38. 37 e, levando consigo a Pedro e aos dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se. 38 Então, lhes disse: A minha alma está profundamente triste até à morte; ficai aqui e vigiai comigo.

Jesus também era homem

Jesus sentiu todo nosso sofrimento, Ele vivenciou todas as dores que nós estamos vivenciando hoje, nada que Eu e voce passou Jesus não tenha passado também, pois Cristo era Deus e Cristo também era homem.

Mesmo com sua carne gritando, angustiado, Jesus permaneceu fiel ao chamado que o Pai lhe concedeu. Ele entendia que os Planos de Deus eram maiores e melhores, e que nada poderia atrapalhar a vontade do Pai. Jesus sempre buscava orar, evidenciando o fortalecimento que a oração nos traz. Diante do cenário que estava por vir, ao invés de fugir como muitos de nós fugiríamos, Ele, o Cordeiro, permanece fiel em sua posição.


Permanecer fiel mesmo diante do caos

Permanecer fiel em momentos de fartura não é uma tarefa árdua. Porem ao estarmos vivenciando um cenário contraditório, em que o caos está dominando ou começando a dominar, é notório que a tendência é que nós se deixamos por derrotados, se afastamos de Deus, e tentamos de alguma forma fugir desta vida.

A oração nos reveste de Poder para que possamos suportar o caos, e ainda, usá-lo como aprendizado e impulso para nossa vida espiritual. O ápice do trajeto de Jesus estava se aproximando, a Cruz do Calvário, para redenção de almas. E quanto mais se aproximava este momento o inferno estremecia e sucumbia, pois, a crucificação é a sentença da derrota da serpente.

Quando somos fieis a Deus, Ele sempre nos ajuda a passar por tudo. Deus sente prazer em abençoar seus filhos, não é e nunca foi a vontade do Pai que seus filhinhos pereçam. Tanto que por amor de nós Ele nos enviou o Salvador.


O peso do pecado do mundo

O peso do pecado do mundo estava sobre os ombros de Jesus, e somente Ele era capaz de suportar até o final aquele peso e beber daquele cálice. A humanidade de Cristo se desfalecia cada vez mais, e quando mais próximo da Cruz Ele estava, mais difícil era caminhar, pois sua carne não suportava o cálice, porem Jesus permaneceu fiel, venceu a carne, o pecado, e agora está à direita de Deus intercedendo por nós.


A nossa vontade e a vontade do Pai

Mateus 26, 39. Adiantando-se um pouco, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se possível, passe de mim este cálice! Todavia, não seja como eu quero, e sim como tu queres.

Nossos planos podem se frustrar

Planejamos tantas coisas na nossa vida, mas se esquecemos de viver os planos que Deus tem para nós, se quer queremos de fato saber destes caminhos. Mesmo sabendo que os nossos planos são falhos, e com alta probabilidade de fracasso, mesmo assim infelizmente buscamos muitos mais os desejos da nossa carne do que os planos de Deus.


Os planos de Deus são maiores e melhores do que os nossos

Se tivéssemos compreensão do tamanho da dimensão do futuro que Deus tem para nós, jamais nos submeteríamos as coisas vãs que nossa carne deseja. Mas para conhecermos e vivermos os planos de Deus é necessário ter uma vida de fidelidade a Palavra e de oração contínua alinhada à vontade do Rei.


Deus sabe o que é melhor para nós

Haverá momentos, e quantos haverá, que não vamos entender o agir de Deus. Deus arranca coisas de nossa vida que por um momento vai causar uma dor insuportável, porém no longo prazo nos trará vida, pois esta a qual Deus arrancara nos levaria a morte eterna se permanecermos com ela.


Ser obediente a vontade de Deus

Por isso vos digo, é necessário ser obediente até a morte, ou até o encontro com o Noivo, pois bem sabemos que só receberá o galardão aquele que permanecer até o fim.

De nada vale ser oscilante, momentos fervorosos e logo após vem os momentos de imundice. Ser retilíneo é um dos fatores para não perecer, pois nossa vida não é uma montanha russa, em que se despomos a declives e aclives radicais. Todo radicalismo é uma sentença de morte intelectual e espiritual.

Diante disso, se atente a voz de seu Pai. Deus sempre está trabalhando, porem precisamos ser atentos ao seu agir, vigiar. A tentação sempre vai nos acompanhar nesta terra, pouquíssimos são aqueles em que vencem a carne.


A importância de vigiar

Mateus 26, 40. E, voltando para os discípulos, achou-os dormindo; e disse a Pedro: Então, nem uma hora pudestes vós vigiar comigo?

Estar atento para não entrar em tentação

A serpente vem devagar, com calma, esperando o bote eficaz. O tentador não aparece em forma de podridão, ele aparece esplendido na sua forma exterior, para enganar aqueles que se deixam levar pela emoção. Vigiai, e orai, pois não sabeis o que é para o bem e o que não é. Somente com discernimento de espirito viveremos bem e nos livramos de entrar em tentação, e só alcança esse discernimento quem é alinhado com Deus.

Atentai para o agir do mal, pois o leão busca o elo mais fraco, aquele que se leva pelo prazer e se afasta do pasto do Bom Pastor. Jeremias lamentava, o cálice da ira caiu sobre a cidade escolhida. Nem se quer os escolhidos são isentos das consequências dos seus atos.


Vigiar para não perder a salvação 

As consequências serão colhidas, todos nós devemos pagar por cada ato nosso, recebendo o bem ou o mal, todavia nos receberemos. Vigiai, quando entramos em tentação é quase certo que cairemos nela. Desta forma, Jesus nos diz para não entrar, pois quem entra em tentação certamente a tentação o consumirá.

Mais vale a vida do que a morte? Mais vale a Nova Jerusalém do que a Segunda Morte? Por que escolher a morte se tens a vida como opção? Vigiai e orai, ai daqueles que entrarem no lago de enxofre. Deus é justiça e amor, e Ele não vai contra sua Palavra, estreito é o caminho.


O perigo de entrar em tentação

Mateus 26:41 A. Vigiai e orai, para que não entreis em tentação;

Só cai no pecado quem entra em tentação

O pecado de Davi não se iniciou no adultério de suas mãos. No desejo do coração, aí está a raiz do pecado. No coração, aí está a raiz de todos os males. Ó quão enganoso é o coração, quantas vezes nós confiamos em alguém que nos traiu? Mas suporte a traição, assim como o Mestre, pois a recompensa do justo é a vida, e a Vida com abundância.

Mesmo quando caímos em tentação, se fizermos como Davi e Pedro, se quebrantando a Deus, certamente viveremos, pois na cruz do calvário Jesus já pagou um alto preço. Reviva seu ânimo, reviva seu semblante, pois Deus é misericordioso.


Não se submeta a ambientes e circunstancias pecaminosas

É importante que evitemos ambientes que nos favoreçam a cair. Não espere que a tentação chegue, se antecipe para evitar gastos de energias. Daniel se antecipou, e não se contaminou com os manjares do rei, com aquele ambiente pecaminoso, pois ele tinha convicção que sempre deve estar vigilante.

A tentação não se resume a desejos pecaminosos pelo sexo oposto. A ira, mentira, etc. todas as coisas que não provem de Deus são tentação. Quanto mais buscamos a Deus em oração continua, mais fortes nos tornamos, para que estas tentações citadas não venham nos abalar, e jamais perderemos a nossa fé.


Conviva somente em lugares em que Deus te acompanhe

Quanto estamos debaixo das Mãos de Deus, com uma vida de santidade, Deus guia nossos passos, nos levando a ambientes em que Ele gostaria de estar conosco. Logo, Deus sempre vai nos guardar do tentador se andarmos com Ele. Jesus andava constantemente debaixo da vontade do Pai, e o Pai o guardou nos momentos da tenção.

Deus não nos livra de se encontrar com o tentador, porem Ele nos capacita para vencer e não cair em tentação. A nossa espada é a Palavra, a nossa fé é fortalecida na oração, para só entao conseguirmos vencer a carne.


A carne é fraca

Mateus 26:41 B. o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.

Não podemos nos deixar levar pelo desejo da carne. Jesus no Getsemani enfrentou seu próprio Eu humano, e conseguiu vencer a carne. Uma das primeiras barreiras do mundo espiritual é o nosso Eu, enquanto não renunciarmos o nosso EU, Jesus não transformará a nossa vida.


Jesus diante da sua prisão

Mateus 26, 45-46. 45. Então, voltou para os discípulos e lhes disse: Ainda dormis e repousais! Eis que é chegada a hora, e o Filho do Homem está sendo entregue nas mãos de pecadores. 46. Levantai-vos, vamos! Eis que o traidor se aproxima.

Jesus está diante do cenário de sua prisão, angustiado de Espirito, em que três vezes perguntou a seu Pai se poderia afastar o cálice, pois este cálice era extremamente difícil, é o cálice da salvação de milhões de almas. Mesmo diante de toda dificuldade, Jesus permanece fiel até o fim. Acatando a vontade de Deus.


Permanecer fiel mesmo diante da traição

Mateus 26, 50. Jesus, porém, lhe disse: Amigo, para que vieste? Nisto, aproximando-se eles, deitaram as mãos em Jesus e o prenderam. 

Quantos de nós somos traídos por quem mais está próximo de nós? Voce é capaz de perdoar a traição de um amigo? Pedro questiona Jesus sobre a quantidade de vezes que devemos perdoar, Jesus diz em outras palavras, incontáveis vezes. E Jesus naquele momento enfrentava a traição de seu amigo, seu discípulo, e mesmo assim não se deixou por derrotado.


Jesus permanece como cordeiro 

Mateus 26, 53. Acaso, pensas que não posso rogar a meu Pai, e ele me mandaria neste momento mais de doze legiões de anjos?

Jesus tinha todo o poder de se livrar daquela situação, mas mesmo assim foi até o fim, obediente até a morte, a morte de Cruz. Ninguém seria capaz de suportar o que Cristo suportou, pois só Ele é perfeito, e graças ao Pai estamos vivos em Cristo Jesus, e com Ele nos tornamos mais do que vencedores.


As Escrituras devem e serão cumpridas 

Mateus 26, 56. Tudo isto, porém, aconteceu para que se cumprissem as Escrituras dos profetas. Então, os discípulos todos, deixando-o, fugiram.

Devemos assim como Cristo, ir até o fim no nosso chamado, pois foi Ele quem nos chamou, e se Ele nos chamou Ele é fiel para nos capacitar. Jesus foi até o fim, passou pelo árduo momento do Getsemani, foi preso, e mesmo assim continuou fiel ao seu Pai.

Permaneça fiel mesmo estando vivendo um deserto, passando por um vale difícil, nunca se esqueça que para o seu Deus não há nada impossível. Tenha fé que no tempo certo Jesus vem com providencias em sua vida. Ele venceu o mundo, e com Ele venceremos também.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
As promessas vão se cumprir

Gênesis 18, 9:15; Gênesis 21, 1:3. A promessa é lançada                 A promessa é lançada sobre a vida de Abraão e Sara, mostrando...

 
 
 
Rute: Famílias restauradas.

Juízes em Israel Juízes 21, 25. Naqueles dias, não havia rei em Israel; cada um fazia o que parecia certo aos seus próprios olhos. O...

 
 
 
José: De escravo a Governador

José, o mais amado e odiado Gen. 37, 3. Ora, Israel amava mais a José que a todos os seus filhos, porque era filho da sua velhice; e...

 
 
 

Comentarios


bottom of page